OtoSinus Otorrinolaringologia | Maceió-AL https://www.otosinus.com.br Serviços de otorrinolaringologia de excelência em Maceió-AL Wed, 24 Jan 2024 17:56:15 +0000 en-US hourly 1 10 Coisas que você precisa saber sobre apneia do sono https://www.otosinus.com.br/2014/08/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-apneia-do-sono/ https://www.otosinus.com.br/2014/08/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-apneia-do-sono/#comments Fri, 29 Aug 2014 17:11:43 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4401 read more →]]> Para contribuir com uma noite de sono mais saudável, veja 10 coisas que você precisa saber sobre Apneia do Sono.
Confira:

 1.      A apneia do sono, o Síndrome da Apenia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica, evolutiva caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. A respiração cessa porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões.

2.      Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos. Já a hipopneia é a redução de 30% a 50% do fluxo de ar.

3.      A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenóides são grandes, a pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta), ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.}

4.      Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio.

5.      Outros sintomas da apneia são: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça; sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã; alterações na personalidade; dificuldade de concentração; impotência sexual; e irritabilidade.

 6.      A apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais. Está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.

7.      A apneia obstrutiva do sono (SAOS) acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento.

8.      Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono, sendo que ele é apenas um dos sintomas da doença. O diagnóstico médico é feito por meio de um exame chamado de polissonografia, que é o monitoramento do sono por equipamentos eletrônicos. O exame clínico é indicado para que seja avaliada a condição do trato respiratório do paciente e deve ser feito por um médico com especialização na área.

9.      Mudanças nos hábitos de vida podem contribuir muito com a melhora da apneia do sono. Perder peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir de lado, evitar consumo de comidas pesadas antes de dormir, evitar o fumo 4 horas antes de deitar e elevar a cabeceira da cama entre 15cm e 20cm são algumas medidas simples que podem evitar problemas futuros.

10.  A apneia é um problema médico grave, com probabilidade de alterar a vida da pessoa e que pode contribuir para certos transtornos que podem colocar a vida em perigo, mas, que por sua vez, pode ser identi?cada facilmente e tratada efetivamente. Com o tratamento, a respiração adquire um ritmo regular, os roncos cessam, um sono tranquilo é estabelecido e a qualidade de vida melhora.

Fonte: SBEM

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/08/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-apneia-do-sono/feed/ 0
Pacote de castanhas aberto durante voo causa alergia em criança de 4 anos https://www.otosinus.com.br/2014/08/pacote-de-castanhas-aberto-durante-voo-causa-alergia-em-crianca-de-4-anos/ https://www.otosinus.com.br/2014/08/pacote-de-castanhas-aberto-durante-voo-causa-alergia-em-crianca-de-4-anos/#comments Mon, 25 Aug 2014 21:30:06 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4397 read more →]]> Uma menina britânica de 4 anos, hipersensível a castanhas, teve uma reação alérgica durante um voo que ia de Tenerife a Londres (Reino Unido) e sofreu um choque anafilático, parando de respirar. Detalhe: ela nem ao menos tinha comido o alimento.

Fae Platten, de 4 anos, começou a passar mal depois que um passageiro no mesmo voo abriu um pacote de um mix de castanhas e começou a comê-las. Micropartículas do alimento, espalhadas pelo sistema de ar-condicionado no avião, foram suficientes para desencadear a crise em Fae.

Os pais da menina, cientes da alergia severa da filha, haviam avisado previamente a companhia aérea Ryanair sobre o fato. Sendo assim, os comissários de bordo fizeram três alertas pelo sistema de comunicação aos demais passageiros para que não comessem castanhas durante o voo. No entanto, 20 minutos após a decolagem, um passageiro, natural do Zimbábue, não atendeu aos pedidos da tripulação. Outros passageiros, sentados próximos a ele, também teriam pedido para que o homem não abrisse o pacote de castanhas. Fae começou a se coçar e sentir dores no rosto. Em poucos minutos, as vias aéreas da menina se fecharam. “Por alguns minutos, ela parou de respirar. Suas vias aéreas estavam comprometidas e ela ficou inconsciente”, disse Katy Platten, 30, mãe da menina.

Os próprios pais da garota aplicaram nela uma injeção de adrenalina, que carregavam na bagagem. Fae teve de ser atendida em um hospital de Londres, assim que desembarcou, porque ainda sofria com ferimentos nos lábios e a língua inchada. Ela recuperou-se totalmente da crise alérgica.

O passageiro que comeu as castanhas alegou que não entendeu os avisos por “não falar bem inglês”. Ainda assim, a Ryanair proibiu que ele tome seus voos pelos próximos dois anos.

 

Fonte: UOL

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/08/pacote-de-castanhas-aberto-durante-voo-causa-alergia-em-crianca-de-4-anos/feed/ 0
Uso de descongestionante nasal sem indicação é prejudicial https://www.otosinus.com.br/2014/08/uso-de-descongestionante-nasal-sem-indicacao-e-prejudicial/ https://www.otosinus.com.br/2014/08/uso-de-descongestionante-nasal-sem-indicacao-e-prejudicial/#comments Thu, 21 Aug 2014 21:18:55 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4394 read more →]]> A procura por descongestionante nasal aumenta nessa época do ano por causa do tempo seco e das queimadas, mas o uso sem prescrição médica e de modo exagerado pode ser um risco para a saúde. O alerta é do médico otorrino Chaim Chebli, de São Carlos, que disse ainda que o paciente deve ficar atento ao remédio que for comprar e às substâncias que contém nele.

“Nessa época do ano nós temos uma diminuição muito grande da umidade do ar, partículas suspensas aumentam e gente começa a respirar tanto pelo nariz, como pela boca. O ar seco vai ressecando a mucosa do nariz e dá a sensação de respirar menos. Com isso, a chance de pegar infecções como rinite e sinusite ou de entrar vírus e bactérias é maior, o nariz pode sangrar com mais facilidade”, afirmou Chebli.

Para aliviar a sensação de congestionamento, o mais indicado é o soro fisiológico. “É o que nós médicos indicamos que seja utilizado o dia todo. Ele é encontrado em qualquer farmácia e é algo simples e que não tem contraindicação. Crianças e idosos podem usar tranquilamente quantas vezes for necessário. O líquido lava o nariz e deve passar pela garganta para limpar toda a via respiratória”, informou o otorrino.

Mas quando se trata de outros medicamentos, todo cuidado é pouco. “É necessário que um médico receite o medicamento descongestionante que não for soro fisiológico. Alguns medicamentos são vendidos livremente sem receitas, porém contêm substâncias mais fortes, que aliviam de forma rápida a respiração, mas eles vão para a corrente sanguínea e o uso abusivo pode causar problemas no futuro”, alertou Chebli.

 

Fonte: G1

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/08/uso-de-descongestionante-nasal-sem-indicacao-e-prejudicial/feed/ 0
Quais os sintomas e as diferenças entre a rinite e a sinusite? https://www.otosinus.com.br/2014/08/quais-os-sintomas-e-as-diferencas-entre-a-rinite-e-a-sinusite/ https://www.otosinus.com.br/2014/08/quais-os-sintomas-e-as-diferencas-entre-a-rinite-e-a-sinusite/#comments Tue, 19 Aug 2014 21:02:33 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4389 read more →]]> Quando o tempo esfria e o ar fica seco, você tem dificuldade para respirar? Como explica a otorrinolaringologista Francini Pádua e a pediatra Ana Escobar, isso é muito comum em certas épocas do ano, principalmente para quem tem problemas como rinite e sinusite. Há diferenças, no entanto, entre eles – a rinite é uma inflamação da estrutura do nariz, que causa sintomas como nariz entupido, coriza, espirros e coceira no nariz, e a sinusite é a inflamação dos seios da face.

No caso da sinusite, ela pode ser aguda, quando os sintomas duram algumas semanas, ou crônica, quando são diários. Porém, além dos sinais clássicos – nariz entupido, congestão facial, febre, dor de cabeça, catarro amarelado, tosse e alterações no olfato -, se não for tratada, a doença, principalmente a aguda, pode levar também a complicações mais graves. Se o pus chega aos olhos, por exemplo, eles podem inchar, deixando as pálpebras avermelhadas e irritadas. Fora isso, a secreção pode ainda chegar ao cérebro, causando meningite, como alertou a otorrinolaringologista.

Sintomas e diferenças entre rinite e sinusite | Otosinus

Fonte: G1 – Bem Estar

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/08/quais-os-sintomas-e-as-diferencas-entre-a-rinite-e-a-sinusite/feed/ 0
O que é a tosse? https://www.otosinus.com.br/2014/08/o-que-e-a-tosse/ https://www.otosinus.com.br/2014/08/o-que-e-a-tosse/#comments Mon, 18 Aug 2014 18:41:15 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4385 read more →]]> É um refluxo natural em resposta a uma ? irritação ou inflamação do aparelho respiratório.É o mais comum dos sintomas das doenças respiratórias.

Os tipos de Tosse

Tosse seca: É uma tosse irritativa e sem catarro, geralmente de fundo alérgico.É provocada pela irritação das vias respiratórias e pode ocorrer durante todo o ano. A tosse seca ? pode ser tratada com antitussígeno, também conhecido como “calmante da tosse”, pois agem inibindo o reflexo desse fenômeno.

Principais fatores que causam a tosse seca:

- Tabagismo.
- Poluição atmosférica.
- Pêlos de animais.
- Polens.
- Ácaros e outros microorganismos.
Por que tratar a tosse seca:

- Provoca distúrbios do sono.
- Causa desconforto.
- Torna-se fatigante.
- Melhora da qualidade de vida.
Tosse produtiva: também conhecida como tosse com catarro ou com secreção, ? provocada pela inflamação das vias respiratórias.

Apresenta mais incidência durante o período de inverno, pois ? geralmente decorrentes de gripes e resfriados . O tratamento ? feito com o uso de expectorantes ou mucolíticos que facilitam a eliminação do catarro acumulado nos brônquios.

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/08/o-que-e-a-tosse/feed/ 0
Determinados genes podem proteger a audiҫão https://www.otosinus.com.br/2014/07/determinados-genes-podem-proteger-a-audi%d2%abao/ https://www.otosinus.com.br/2014/07/determinados-genes-podem-proteger-a-audi%d2%abao/#comments Mon, 21 Jul 2014 12:56:38 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4379 read more →]]> Os genes responsáveis pela preservaҫão da audiҫão, em camundongo, podem ser utilizados na humanidade, no futuro.

Perda auditiva é um assunto sério e de interesse da saúde pública, aproximadamente 1/3 de todas as pessoas com a idade de 64 anos tem uma significante perda auditiva relacionada à idade, e esse número, quase que dublica, chegando a 64% após a idade de 85 anos. Ainda em relaҫão a esses dados, perda auditiva induzida por ruídos é uma das doenҫas mais comuns no trabalho.

Pesquisadores da Universidade de Medicina de Harvard, Harvard Medical School têm investigado sobre a perda auditiva relacionada à idade e a ruídos que se apresentam como os tipos mais comuns de perda auditiva. Através dessa pesquisa eles têm adquirido conhecimento de mecanismos de proteҫão de perda auditiva

Os pesquisadores investigaram se os genes conhecidos como ISL-1, localizado no ouvido interno dos camundongos, podem funcionar como uma proteҫão no ouvido interno. Os resultados mostraram que os genes protegem as células ciliadas, no ouvido interno, de degeneraҫão durante o envelhecimento e isso faz com que essas células sobrevivam à exposiҫão de ruídos. Isso significa dizer que, a audiҫão de camundongos velhos ou de camundongos expostos a fortes ruídos é muito melhor do que em camundongos que não têm esses genes.

Através dos resultados da pesquisa os investigadores esperam utilizar os resultados para o ser humano e desse modo proteger a humanidade de perda auditiva relacionada à idade e ruídos.

Correlaҫão auditiva
Os pesquisadores durante o estudo descobriram também que o genes preservaram a correlaҫão entre a célula ciliada e os neurônios no ouvido interno. Tal correlaҫão é necessária para a audiҫão e preservaҫão dessas conecҫões responsáveis pela sobrevivência da célula ciliada, a qual pode minimizar deficiência auditiva que normalmente ocorre devido o envelhecimento e/ou exposiҫão a ruídos.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo Dr. Zheng-Yi Chen, Dr. Mingqian Huang e a equipe de pesquisadores da Universidade de Massachusetts, Massachusstts Eye and Ear and Harvard Medical School.A pesquisa e seus resultados foram publicados na revista “Journal of Neuroscience”.

Fonte:
www.hear-it.org
www.sciencecodex.com

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/07/determinados-genes-podem-proteger-a-audi%d2%abao/feed/ 0
Apenas dois anos ruidosos no trabalho para prejudicar sua audição https://www.otosinus.com.br/2014/07/apenas-dois-anos-ruidosos-no-trabalho-para-prejudicar-sua-audicao/ https://www.otosinus.com.br/2014/07/apenas-dois-anos-ruidosos-no-trabalho-para-prejudicar-sua-audicao/#comments Mon, 21 Jul 2014 12:48:45 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4376 read more →]]> Dois anos de exposição no ambiente de trabalho pode causar perda auditiva em trabalhadores, segundo uma pesquisa iraniana.

Pesquisadores iranianos fizeram um estudo durante dois anos, no ambiente de trabalho com trabalhadores de uma indústria de azulejos e cerâmica.

Ruídos eleva o limite auditivo
Os pesquisadores fizeram um estudo com 555 jovens trabalhadores que se expunham a ruídos durante oito horas de trabalho. Testes auditivos mostraram que o limite auditivo aumentou durante dois anos,mais frequentemente observado em 3000, 4000, e 6000 Hz.

O padrão de limite foi observado em 13 (2,34%), no primeiro ano e 22 (3,96%), no segundo ano no ouvido direito e 49 (8,83%) e 63(11,35%) no ouvido esquerdo no primeiro e segundo anos seguintes. Os mais afetados foram os trabalhadores com uma maior exposiçao de ruídos.

Ruídos em ambiente de trabalho aumenta risco de perda auditiva
Um estudo feito pela União Européia mostrou que até 28% de trabalhadores têm sido expostos a ruídos entre 85-90 dB (decibéis). Apesar de não haver cura para perda auditiva, ela pode ser prevenida especialmente a perda auditiva causada por ruídos no ambiente de trabalho.

Os pesquisadores iranianos salientam a importância de se realizar programas de proteção auditiva, como também o uso de protetores auditivos, no ambiente de trabalho, como prevenção para perda auditiva entre os trabalhadores.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada por pesquisadores da universidade Shahid Sadoughi University of Medical Sciences e publicada na revista científica The Scientific World Journal.

Fontes:
www.hear-it.org
www.hindawi.com

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/07/apenas-dois-anos-ruidosos-no-trabalho-para-prejudicar-sua-audicao/feed/ 0
Fogos de artifícios podem levar a perda auditiva https://www.otosinus.com.br/2014/07/fogos-de-artificios-podem-levar-a-perda-auditiva/ https://www.otosinus.com.br/2014/07/fogos-de-artificios-podem-levar-a-perda-auditiva/#comments Mon, 21 Jul 2014 12:41:36 +0000 https://otosinus.com.br/?p=4373 read more →]]> Se você está planejando fazer alguma comemoção com fogos de artifícios, tenha cuidado!

Mesmo que os fogos de artifícios sejam interessantes, a pressão deles podem levar a danos para a audição quando protetores auditivos não são usados.

Fogos de artifícios podem afetar sua audição
O som emitido por fogos de artifício podem atingir 150 a 175 dB(decibéis). A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), para adultos, é de não se expor a mais de 140 dB de pressão de som. Enquanto que para as crianças é recomendável apenas 120 dB. As crianças são as que vivenciam a pressão mais alta do som e não devem ser expostas a fogos de artifícios. A exposição a sons altos como fogos de artifícios pode provocar perda auditiva temporária ou permanente e tinnitus.

Distância e headphones
Para diminuir o risco de perda auditiva como resultado de fogos de artifício, o audiologista Nathan William do Ear , Boys Town (um instituto de laringologia, nos Estados Unidos), recomenda duas precauções:

Primeiro, a distância da fonte do som. Quanto mais distante você estiver da explosão dos fogos de artificios, menos atingido você será dos efeitos deles, os quais são prejudiciais a saúde auditiva. Se uma pessoa adulta se encontra diante de uma explosão de fogos de artifício de 170 dB, ela precisará estar a uma distância de 15 a 20 metros para se sentir segura, enquanto que as crianças devem permanecer numa distância desses fogos, de 50 a 60 metros.

Segundo, o uso de protetor auricular e headphones contra a explosão de fogos. “Se você vai estar numa ambiente em que haja show pirotécnico é extremamente recomendável o uso de protetor auricular”, afirma Williams.

Se você suspeita que está com perda auditiva ou tinnitus, em virtude de fogos de artifícios, é recomendável consultar seu médico.

Fontes:
www.hear-it.org
www.boystownhospital.org

]]>
https://www.otosinus.com.br/2014/07/fogos-de-artificios-podem-levar-a-perda-auditiva/feed/ 0